sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Sobre a Fome


Fome. Palavra muito dita e ouvida em nosso cotidiano. Jornais, revistas... Seja qual for o tipo de mídia, ela está lá. É tão usada que muitos não sabem ao menos o seu significado. Alguns pensam ser aquela vontade momentânea que temos ao ver alguma comida "bonita.

Não é. Fome é algo maior e mais doloroso que isto. É ter que sobreviver com menos de US$ 1.00 por dia, mesmo com muitas bocas para alimentar. É ver um filho crescer subnutrido e não poder fazer nada;

Mesmo levando em conta as 800 milhões de pessoas subnutridas no mundo, há aqueles que ostentam luxo e riquesa. Egoístas, a ponto de deixar fortunas a um cachorro e não doar nada a causas humanitárias.

Aproveitando que é ano de olimpíadas, é bom retomar: US$ 40 bilhões. Este é um dos números que traduzem a desigualdade neste mundo. A China, mesmo levando em conta que é um país comunista, obteve este orçamento absurdo, ganhando o título de "Olimpíada mais cara de todos os tempos". Enquanto isso, muitos passam fome.

Levando em conta que a fome é um problema mundial e não nacional, o ideal seria que parte dos impostos fosse para algum tipo de campanha contra a fome. Algum tipo de conscientização, controle de natalidade e trambém o fornecimento e alimentos.

7 comentários:

"O Autor", disse...

Meu post atual é simpático ao seu.

Perfeito Blog!

Unknown disse...

Post simplesmente perfeito.E a foto é bem chocante e real.VAlew

Levi Ventura disse...

Realmente esse é um assunto muito preocupante no mundo hoje, hoje mais de 80 mil pessoas vão dormir com fome! Isso é absurdo com a quantidade de alimentos que o mundo produz, e muitos deles são jogados fora por causa de interesses capitalistas egoístas

B. disse...

Isso mesmo! Até eu, confesso, mesmo sabendo disso tudo que você postou, até eu falo todo dia: "tô morrendo de fome..." Sei que isso é "pecado", enquanto tem tanta gnt no mundo decadente, abandonada. Um dia uma amiga me falou: "Bruna, sabe porque os EUA não investem na África e deixam eles sempre em último plano?" Eu perguntei porquê e ela disse: "Porque lá não tem petróleo, lá não tem dinheiro nem nada, só um povo, q, mtas vezes, sorrí mesmo sofrendo horrores da vida. Ah, e porq lá só tem negros". Eu acredito nisso tbm. Acho que as coisas no mundo, até o problema da miséria só vai melhorar se houver gnt digna de estar governando seu país e tbm se pessoas idealistas, democráticas, justas, enfim...pessoas q se preocupam de verdade, se unirem e buscarem melhorar o mais rápido possível esse mundo tosco.
Bjos.

Anônimo disse...

teu blog bomba. legal, até. :B
tu escreve bem. hm pena que não escreve ficção bem, né. q

Cyntia Bravo disse...

A difilcudade para irradicar a fome passa pelo desleixo das autoridades, a má distribuição dos recursos e principalmente o egoísmo. Nem precisa ir tão longe mencionando a China, porque aqui na terrinha Tupiniquim esse problema também ultrapassa as barreiras da falta de dignidade em compartilhar. É triste, mas é verdade. ;(

ma. disse...

Na Guerra do Iraque já foram 500 bilhões de dólares (muito mal) investidos. A Marcha Mundial contra a Fome de 2005 arrecadou aproximadamente 3,6 milhões, o que foi suficiente para se alimentar 70 mil crianças durante um ano.
O problema é o que definem como prioridade.

Valeu pela visita, teu blog tá muito bom!
Volte sempre.
Bjs