segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Juventude: Uma questão de cabeça.

Atualmente, vejo muitas pessoas debatendo sobre a juventude. Em geral, nas esferas sociais, o "novo" é muito valorizado, seja em termo de tecnologia ou mesmo de pessoas. Com o passar dos anos, o termo "novo" veio ganhando o sentido de algo bom ou mesmo superior, enquanto "velho" virava sinônimo de feio, ruim e obsoleto.
Em nosso dia-a-dia, basta olhar para os lados que já nos deparamos com jovens bonitas em outdoors e idosos "jogados" em asilos ou esquecidos nas ruas.
Porém, com uma visão mais seletiva, percebemos pessoas que quebram barreiras e superam preconceitos: Há idosos em academias, praticando atividades físicas, prestando vestibulares, ou até mesmo praticando esportes radicais como bungee jumping.

http://www.vancouverisland.travel/outdoor/bungy/

Enquanto, no passado, os idosos eram apenas líderes experientes e sérios, hoje, "unindo o útil ao agradável", podemos encontrar idosos extrovertidos, "antenados" com o que acontece no mundo e ainda conservam certa beleza.
Então, caso alguém me pergunte "Juventude é uma questão de idade ou de cabeça?" Direi - "Atitude".

14 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostei muito do texto.
Com certeza idade é uma questão de atitude, vivência, não anos vividos.
Acho que o modo como nos vemos reflete em como agimos o que nos torna mais ou menos "velhos".
Sinceramente ando passando por uma fase arcaica, e sem dúvidas existem pessoas com mais do dobro da minha idade "real" sendo mais jovens que eu.

Adorei a forma como você tratou o tema, curto, direto e conciso.
:)

Chris Marques disse...

Concordo com vc.

Eu trabalho para uma ong que oferece a inclusão digital e, claro, a procura maior é dos jovens, mas também temos atividades para a terceira idade. E são justamente essas que me deixam mais feliz, pois vejo como eles ficam satisfeitos ao conhecer o "mundo novo" da informática, de uma certa forma, o "mundo" dos jovens.
Por outro lado, fico bastante decepcionada com os mesmos jovens que freqüentam a Sala de internet, pois, durante essas atividades, apenas quem participa é que pode ficar do lado de dentro e já cansamos de receber pedidos para que qualquer tipo de atividade que envolva a terceira idade seja cancelado, para que eles tenham mais tempo para usar o Orkut e o MSN... triste, mas, infelizmente é isso o que essa cultura que vc citou de "jogar os velhos em asilos" está fazendo com a juventude...

bjs!

http://series-etc.blogspot.com/


.

Ricardo Thadeu (Gago) disse...

Assim, isso é relativo.
Tá certo que se você tem uma atitude positiva, pratica esportes, etc. a velhice pode ser mais agradável, mas o corpo tem prazo de validade, uma hora ele pifa e não tem volta.
Ser novo, não significa ser jovem.

¡Hasta!

Anônimo disse...

Juventude é um misto.
O novo tem força, energia e curiosidade, quer ganhar o mundo, mas não tem cabeça. O velho tem cabeça e sabedoria, mas já não tem mais a força e a energia.

Esses são estereótipos.

O real é q cada pessoa decide quando irá morrer ou parar de vivier.
Velhos sabem q o corpo nào aguenta tanto, e seus limites tornam-se visíveis, mas isso não impede de que sejam saudáveis ou q curtam novidades.
os jovens tem q testar seus limites e o fazem os mais ousados, outros já vivem como velhos estereótipados, rabugentos antes dos 30.

juventude é fase.
na cabeça o que resta é atitude.
a vontade qndo morre, deixa o homem senil.

envelhecer em épocas remotas, era um orgulho e era valorizado pelos novos.
hj ou o cara quer ser garotão malhado com carro aberto com som alto, aos 60 anos. (o que para mim é ridículo em qlqr idade).
acho bom curtir a vida, seja em q época for, mas sabendo q se aos 85 anos vc pular com uma corda no pé, vc pode quebrá-lo^^

a vida está para ser vivida, e poesia é apenas interação, e uma realidade diferente^^

abraços.

Unknown disse...

Realmente está diretamente correto. o/
Lindo texto.

ROBINSON ROGÉRIO disse...

é verdade,tah certo qeu ainda sou jovem,mas a idade tah na cabeça de cada um

Rodrigo disse...

A melhor fase da vida o/

Ane disse...

Juventude está na cabeça! =)

Provisório disse...

juventude!!!!!!

bom post....

www.prolixolaconico.blogspot.com

Jonatas Fróes disse...

Acho que as gerações devem sempre se reciclar e se atualizar para não sofrer esse tipo de exclusão ou preconceito da sociedade. A cultura do nosso povo difere dos asiáticos, por exemplo, que primam pelo conhecimento e experiência dos idosos... Então o negócio é saber adaptar-se.

[]'s

Musikaholic

Tiago Cardoso disse...

Desejo eu chegar a velhice com a cabeça q alguns idosos tem...
Real mente desejo...

Gonzo Laranja disse...

adoro esse tema: juventude...
sabe, tenho tantas coisas a escrever sobre eles.........

o futuro da nação???

indagações...

um abraço


www.gonzolaranja.blogspot.com

Anônimo disse...

cole bruno biba =D